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Eficiência e inovação como pilares para o futuro de vendas e comunicação

Evento da Comissão de Comunicação e Marketing trouxe insights sobre a importância de uma abordagem colaborativa e transformacional em empresas

O evento híbrido "Eficiência de Marketing e Vendas para o Crescimento Acelerado", realizado pela Comissão de Comunicação e Marketing da CCIFB-SP no dia 15 de outubro, abordou a transformação empresarial por meio de estratégias de marketing e vendas, apresentando um estudo de caso de sucesso e destacando a importância de treinamentos eficazes.

Os palestrantes incluíram Mauricio Camara, Board Member e com passagens como CEO de empresas como Pátria, Danone e Unilever, e Annie Shahinian, cofundadora da Plural Partners International. Jean Saghaard e Jefferson Correa-Charlot moderaram o debate.

Camara destacou a importância da transformação organizacional e do foco nas pessoas para alcançar eficiência em marketing e vendas. Ele apresentou o case do lançamento de Activia, que se tornou a segunda maior marca de iogurtes no Brasil em poucos anos, superando desafios significativos enfrentados pela Danone, como o baixo desempenho e o desalinhamento entre estratégia e execução. “A transformação foi organizacional, mas começou no indivíduo,” ressaltando que “conversas de qualidade, com objetivos claros e feedback em tempo real, são essenciais”, afirmou. Ele também apontou como o sucesso do produto foi precedido por dificuldades e fragmentação interna, onde as áreas de marketing e vendas não conseguiam alinhar suas estratégias, prejudicando o desempenho da empresa.

A performance de vendas da empresa era ruim na época, com clientes insatisfeitos e altos custos de aquisição. Camara mencionou a falta de sincronia entre a geração de demanda e a conversão de vendas, o que resultava em desperdício de recursos. Para mudar esse cenário, um novo comitê de direção foi formado, focado em corrigir a companhia e transformar as áreas de marketing e vendas. Ele enfatizou a necessidade de ter uma "ambição grande o suficiente" e propôs a formação de grupos multifuncionais, acreditando que "conversa cria cultura" e que as interações entre as equipes são fundamentais para superar os desafios do mercado.

O convidado destacou a criação de grupos de multiconstrução nas áreas de marketing e vendas, envolvendo pessoas externas para melhorar a comunicação e o contato com os clientes. Ele sublinhou a importância do estabelecimento de compromissos onde ações e responsabilidades são claramente definidas, e que a conversa transparente é essencial para a execução. Annie Shahinian complementou: “a transformação da cultura organizacional envolve conversas transformadoras e a criação de templates fora da caixa para acompanhar compromissos com indicadores claros.” Ambos concordaram que a base para o sucesso reside no relacionamento efetivo, construindo conversas de confiança dentro da equipe.

Camara também enfatizou a integração entre as áreas de marketing e vendas para resolver conflitos e melhorar a comunicação, afirmando que "a grande virtude foi permanecer no modelo até que ele funcionasse". Ele traçou um paralelo entre relacionamentos pessoais e profissionais, ressaltando que "conversas de qualidade" são fundamentais para o sucesso. Segundo ele, a execução estratégica era uma prioridade. Nesse contexto, a empresa canalizou todos os recursos para o projeto Ativa, transformando-a na principal marca e impulsionando um crescimento significativo, alcançando mais de 30% de market share no setor de produtos lácteos.

Na conclusão, os convidados ressaltaram que o verdadeiro avanço em marketing e vendas reside nas relações colaborativas e nas conversas produtivas, que moldam a cultura da empresa. A liderança deve estimular diálogos que promovam uma visão sem precedentes, transformando a linguagem comum em compromissos para o futuro. O sucesso de um trabalho em equipe depende de interações claras e comprometidas, fundamentadas em ética e responsabilidade, promovendo um ambiente de aprendizado contínuo. Como comprovado nos cases apresentados, essa dinâmica mostrou-se essencial para a aceleração de excelentes resultados em marketing e vendas.

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