Entrevistas

Energia renovável e responsabilidade social: a visão da Voltalia para um futuro sustentável

Desafios, compromissos e iniciativas rumo à sustentabilidade global e desenvolvimento local

Presente no Brasil desde 2006, a Voltalia atua no desenvolvimento e produção de energia renovável, operando mais de 1500 MW em parques eólicos e solares, principalmente na região Nordeste.

A missão da empresa é "contribuir com as populações locais para o desenvolvimento sustentável dos territórios". Segundo Nicolas Thouverez, CEO da Voltalia no Brasil, a realização desse objetivo vai além do desenvolvimento de projetos de geração de energia renovável: ela requer um relacionamento sólido com as comunidades, o desenvolvimento das regiões onde atua e um compromisso genuíno com as necessidades locais. “Isso é realizado por meio da implementação de projetos e ações de investimento social privado, tanto como produtor independente de energia (IPP) quanto como provedor de serviços de energia renovável”, afirma.

Em 2023, as atividades de geração de energia eólica e solar da Voltalia resultaram na redução de 1.809 toneladas de carbono. Além disso, a empresa reafirmou seu compromisso de evitar a emissão de mais de 4 milhões de toneladas de CO₂ até 2027. Adotando indicadores de desempenho do IFC (Corporação Financeira Internacional) focados na responsabilidade social corporativa, na sustentabilidade ambiental e na adoção das melhores práticas na gestão de riscos, a companhia protege os direitos dos trabalhadores e promove o desenvolvimento econômico inclusivo.

Como produtora de energia renovável de atuação global, a Voltalia está ativamente envolvida na luta contra as alterações climáticas e evita toneladas de emissões de CO₂ através da descarbonização energética. Os projetos de hidrogênio verde e a reindustrialização por meios de processos com menor pegada de carbono, no entanto, ainda enfrentam desafios regulatórios para sua consolidação e expansão.

A empresa tem, ainda, forte compromisso social com as comunidades em que atua e busca equilibrar objetivos, sociais e ambientais com atividades conectadas e um time com mentalidade orientada para promover um crescimento sustentável, também seguindo padrões de desempenho da IFC.  

No Brasil, a Voltalia concentra suas ações sociais em populações em situação de vulnerabilidade social, mulheres e educadores, visando maximizar as sinergias entre as áreas social e ambiental. Essa abordagem reflete a visão integrada da empresa, conforme expresso em seus estatutos em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para o futuro, a empresa está concentrada no fortalecimento das cadeias produtivas locais, com projetos de capacitação das comunidades de acordo com suas tradições. Um exemplo é a iniciativa "Transformando com Energia", que visa aumentar sua empregabilidade a longo prazo. Desde o seu início em 2021, a empresa capacitou mais de 400 pessoas, com foco especial em mulheres.