Rio de Janeiro Atualidade das empresas
Globo e Helexia Brasil firmam parceria de eficiência energética para iluminação
Serão substituídas 30 mil luminárias por LED, com economia de 60% no consumo de energia elétrica.
A eficiência energética segue em cena na Globo. Em parceria com a Helexia Brasil, a Globo vai realizar um projeto de Retrofit de Iluminação em três endereços da empresa no Rio de Janeiro. O contrato consiste na substituição das atuais luminárias existentes por um sistema de LED em toda a área dos Estúdios Globo e dois prédios no Jardim Botânico.
Com esse projeto, a Globo passará a ter 100% da iluminação em LED nos endereços contemplados, considerando que parte da substituição da iluminação já havia sido realizada em anos anteriores. A Helexia estima que o uso das luminárias em LED representa uma economia de 60% no consumo da energia elétrica direcionada à iluminação, ou seja, não considerando o consumo de energia por uso de ar-refrigerado, motores, entre outros, nas unidades da empresa.
“Com esta atualização vamos substituir 30 mil luminárias em áreas diversas das três unidades da Globo, na Zona Sul e Zona Oeste do Rio. As instalações elétricas de iluminação de um local como os Estúdios Globo envolvem várias especificidades. Nosso compromisso é garantir que a nova iluminação seja mais eficiente e melhor que a anterior, em um trabalho de retrofit que é bastante complexo, pela variedade de luminárias e modelos de reatores” – detalha o diretor comercial e de marketing da Helexia Brasil, Bruno Vieira.
O consumo do conjunto de luminárias desse projeto equivale ao consumo aproximado de 2 mil residências. Os trabalhos para instalação do novo sistema já começaram.
“O modelo BOT (Construir, Operar e Transferir, na sigla em inglês) nos contratos gera economia para o cliente. Fazemos o aporte inicial e somos remunerados com uma mensalidade pela prestação de serviço. A Helexia também se responsabiliza pela manutenção e gestão do estoque para o cliente ao longo dos cinco anos de vigência do contrato” – acrescenta o presidente-executivo (CEO) da Helexia Brasil, Aurélien Maudonnet.
Além de fazer a troca das luminárias, o descarte do material substituído gerenciado pela Helexia seguirá os protocolos de proteção ao meio ambiente, direcionando os insumos que possam ser reaproveitados para reciclagem para empresas devidamente habilitadas.
“A Globo sempre teve um compromisso com a sustentabilidade e atenta para cada detalhe de sua operação. A parceria com a Helexia reforça esse pacto da Globo com o futuro, preocupada com o meio ambiente e as boas práticas, alinhadas à Agenda ESG”, declara Maurício Gonzalez, diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Globo.
Sobre a Helexia Brasil (www.helexia.com.br)
A Helexia Brasil desenvolve projetos para que clientes possam criar os seus próprios centros de serviços energéticos e tornar a transição energética uma realidade para eles. Além de atuar na geração de energia solar, a Helexia oferece soluções inovadoras, eficientes e integradas para a otimização energética de edifícios, indústrias, comércio e unidades de varejo, combinando Economia e cuidados com o Meio Ambiente. Associada ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a Helexia tem alguns pilares prioritários, como: produção local de energia limpa e eficiência energética, assim como gestão de energia e mobilidade elétrica. A empresa pertence ao grupo Voltalia, opera de forma independente no Brasil desde 2021, e conta com mais de 100 colaboradores. Lá fora, possui mais de onze anos de experiência e conta com 500 colaboradores localizados em mais de nove países.