Entrevistas

Grupo Carrefour Brasil: compromisso sustentável na luta contra as mudanças climáticas

Companhia investe em ações rumo a uma economia de baixo carbono e à gestão responsável de resíduos

Pioneiro no modelo de hipermercados, o Grupo Carrefour tem no Brasil a segunda maior operação entre os países nos quais opera. Após a aquisição do Grupo BIG, em 2022, ele se tornou o maior grupo varejista alimentar do país. Atualmente, são mais de 1.000 lojas distribuídas por todos os estados brasileiros e mais de 130 mil colaboradores, que todos os meses atendem 60 milhões de clientes. As bandeiras incluem Atacadão, Carrefour, Sam’s Club, Nacional e Super BomPreço. Além disso, o Grupo possui postos de combustíveis, drogarias, o Banco Carrefour, operações de e-commerce e uma unidade imobiliária, o Carrefour Property.

Em um contexto de emergências climáticas de causas diretas e indiretas, nesta Semana do Meio Ambiente, a Companhia reitera seu papel no enfrentamento da questão e na preservação dos recursos naturais.

Os compromissos assumidos pelo Grupo visam a contribuir de forma objetiva e consistente no combate ao desmatamento e potencializar o desenvolvimento de uma produção de alimentos inclusiva, gerando e distribuindo riqueza, que tenha processos sustentáveis e que valorizem e preservem a biodiversidade.

Diversas iniciativas caminham em direção a uma economia de baixo carbono, alinhando-se às metas do Acordo de Paris. O objetivo do Grupo Carrefour Brasil é reduzir em 70% as emissões de gases de efeito estufa de escopo 1 e 2 até 2040. Em 2023, foi alcançada uma significativa redução de 35% nessas emissões em relação ao ano base de 2019. A diminuição das emissões resultantes de queima de combustível, gases refrigerantes, além da energia que a empresa compra e usa, é fruto de iniciativas que visaram a eficiência energética, como o retrofit de equipamentos de refrigeração por maquinários mais modernos e menos poluentes. A otimização do transporte com o uso de diferentes modais na logística, como a malha ferroviária, e o engajamento da cadeia de fornecimento na redução de emissões indiretas são outras medidas importantes.

O Grupo Carrefour Brasil tem demonstrado um compromisso robusto com a sustentabilidade e a preservação ambiental, especialmente no que tange ao combate ao desmatamento e ao fomento de práticas produtivas que incentivam a manutenção da floresta em pé. Através do desenvolvimento e suporte de cadeias produtivas baseadas na sociobioeconomia, a empresa busca valorizar a biodiversidade e ampliar a geração e distribuição de renda nas comunidades locais, incluindo povos indígenas, populações quilombolas e comunidades ribeirinhas.

"A robustez de nossas ambições, a disciplina e o comprometimento com nossa estratégia geraram resultados alinhados a nossos objetivos, como a redução em 35% em 2023 das emissões de CO₂, ultrapassando as metas estabelecidas para o ano. Além disso, reduzimos 133 toneladas de plástico em embalagens de marca própria e atingimos 54% de reciclagem de resíduos", afirma o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Stephane Maquaire.

Ao mesmo tempo, pela proteção do planeta e da biodiversidade, a Companhia avançou em seu compromisso de se tornar uma empresa aterro zero até 2025. No último ano, ela valorizou 54% dos resíduos gerados por meio de segregação adequada e de investimentos em soluções como reciclagem, compostagem e biodigestores.