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Réseau PME lança programação de 2024 com história de sucesso da Monin Brasil
Evento destacou apoio a gestores franceses de pequenas e médias empresas no Brasil
Representantes de pequenas e médias empresas francesas que atuam no Brasil estiveram reunidas na segunda-feira, 29 de abril, no evento de lançamento do Réseau PME (antigo Club PME), núcleo da CCIFB voltado ao apoio desses formatos de negócio no país.
Este primeiro evento, trouxe a história de sucesso da Monin, líder global em xaropes e soluções aromáticas para a criação de bebidas e receitas culinárias. O local escolhido foi a Maison Monin, um espaço de experiências em que a marca recebe clientes e colaboradores localizado na Vila Madalena, em São Paulo.
Alexandre Boyer, CEO da Monin Brasil, lembrou a trajetória da empresa e a abertura do primeiro escritório no Brasil, em 2017. Segundo ele, o apoio do Réseau PME foi fundamental para implementar as operações, entender aspectos tributários e burocráticos e, sobretudo, o contexto brasileiro, uma vez que o mercado consumidor de cada região tem suas peculiaridades.
Em seguida, Olivier Monin, CEO mundial de Monin apresentou a história da empresa. Ela foi fundada em 1912 por seu avô, Georges Monin, que vivia em Bourges, no coração da França. Entusiasta de sabores e ótimo cozinheiro, Georges testou várias receitas e frutas para a produção de licores artesanais, que logo começou a vender localmente. Três gerações depois, a marca está presente em 165 países.
Olivier falou sobre os produtos desenvolvidos nos países em que a Monin atua, que variam conforme as frutas e outros sabores disponíveis. Além disso, a marca investe em tecnologia nas plantações próprias, como no caso de uma variedade de tangerina coreana que é cultivada em Portugal.
Foram apresentados também os planos da empresa de abrir uma fábrica em Itu, no interior de São Paulo. O investimento, estimado em R$ 350 milhões, deve gerar 550 empregos indiretos na região. A construção da 8ª fábrica da Monin no mundo priorizará o uso de materiais produzidos da região, além de adotar medidas para o consumo equilibrado de água e energia. Estão previstos, ainda, o Laboratório RED (Research & Development), voltado a pesquisas para inovação dos produtos, e salas de aula com o objetivo de desenvolver e capacitar a comunidade local.
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Fotos: Gabriela Afonso Costa