São Paulo Comissões
O Agro do futuro: como a inovação combate os desafios climáticos
Como o agronegócio pode inovar para enfrentar os desafios das mudanças climáticas? Foi essa a pergunta que norteou o evento híbrido promovido pelas Comissões de Agronegócio e de Comunicação e Marketing da CCIFB-SP, realizado no dia 26 de novembro na sede da Business France, em São Paulo. Com palestras de Felipe Sulzbach, Country Head Brazil da ELICIT PLANT, e Luiza Cardoso, apresentadora do Canal Rural, o encontro destacou iniciativas pioneiras de empresas que estão na vanguarda da sustentabilidade, abordando desde a redução da escassez de água até o desenvolvimento de soluções inovadoras para uma agricultura mais resiliente.
Luiza compartilhou sua experiência no quadro "Calçando a Botina", do Canal Rural, uma atração que tem como objetivo aproximar o universo do agronegócio de um público não necessariamente familiarizado com o setor. O programa busca mostrar a realidade dos produtores rurais, destacando tanto suas dificuldades quanto suas conquistas, além de explorar o impacto das mudanças climáticas nas atividades agrícolas. Com uma abordagem didática e acessível, a atração também enfoca a importância da comunicação sobre o setor agropecuário e as práticas sustentáveis adotadas pelos agricultores.
A jornalista destacou as dificuldades de comunicação enfrentadas pelo setor agropecuário, tanto internamente quanto com o público urbano. “Muitos produtores, especialmente os pequenos, carecem de informações sobre práticas sustentáveis, o que contribui para o distanciamento entre o meio rural e as grandes cidades. Isso pode explicar, em parte, a falta de reconhecimento dos produtores no Brasil”, afirmou.
Além disso, ela destacou o impacto das mudanças climáticas, que alteram os padrões de temperatura e precipitação, afetando diretamente a produtividade das lavouras e exigindo uma constante adaptação dos produtores. Luiza também discutiu a importância de políticas públicas voltadas para a recuperação de pastagens degradadas e o uso de tecnologias sustentáveis, com o objetivo de garantir a resiliência do setor agropecuário no futuro.
Na sequência, Felipe Sulzbach compartilhou sua visão sobre os desafios que o agronegócio enfrenta, especialmente no contexto das mudanças climáticas e das práticas sustentáveis. Ele destacou o esforço da indústria para ajudar os agricultores a obterem selos de certificação. “Trata-se de um processo rigoroso que exige o cumprimento de mais de 400 requisitos na propriedade”, explicou. “Muitas vezes, no entanto, esse processo acaba sendo impactado por informações distorcidas, o que prejudica não só o trabalho como a imagem do agricultor”, acrescentou.
Na opinião do convidado, a adoção de novas tecnologias pode contribuir para o enfrentamento dos desafios climáticos. Ele mencionou a importância de práticas conservacionistas, como o plantio direto, e o papel da ELICIT PLANT no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, que aumentam a rentabilidade e a resiliência da agricultura. “É o caso dos bioinsumos, produtos de origem biológica que podem promover o crescimento das plantas, controlar pragas e melhorar a saúde do solo, com foco na sustentabilidade e redução do uso de químicos”, explicou.
Sulzbach também abordou o impacto dos estresses climáticos, especialmente os abióticos, como secas e chuvas extremas, que têm afetado a produtividade agrícola. Ele apontou que, no Brasil, condições desfavoráveis, como temperatura extrema, falta de água e compactação do solo, resultam em uma produtividade bem abaixo da observada em outros países, como os Estados Unidos. “Mais de 60% das perdas de produtividade são causadas por esses fatores, que são difíceis de mensurar e muitas vezes ignorados”, finalizou.
Pedro Ruiz Adam, líder da Comissão do Agronegócio, e Jefferson Charlot-Nicolas, vice-líder tanto da Comissão do Agronegócio quanto da Comissão de Comunicação e Marketing, moderaram o evento.
Confira algumas fotos do evento: