Entrevistas

Patrick Sabatier

No dia 17 de março de 1900, no Rio de Janeiro, nascia a Câmara de Comércio França-Brasil, com o objetivo de estreitar os laços entre os dois países, contribuindo para o fortalecimento das relações econômicas e culturais.

Ao longo dos anos, a Câmara se consolidou como uma plataforma estratégica, promovendo a troca de experiências e aprendizagens e ampliando as oportunidades de negócios entre empresas brasileiras e francesas e, de uma forma mais geral, as relações entre a França e o Brasil. Sua atuação vai além do campo econômico: é um ponto vital para o compartilhamento de conhecimento e cultura, reafirmando o Rio de Janeiro como uma cidade que se conecta de forma ativa e constante com o resto do mundo.

Minha jornada na Câmara começou em 1987, em São Paulo, quando participei da “Câmara Jovem”. Naquele período, tive a oportunidade de conhecer grandes nomes da comunidade francesa, como François Dossa, que mais tarde se tornou presidente da CCIFB, e Jean-Baptiste Goethals, hoje diretor no Crédit Agricole. Desde então, minha relação com a Câmara já soma quase 40 anos.

Quando retornei ao Brasil, em 2006, para assumir um cargo executivo na L’Oréal, passei a frequentar a CCIFB no Rio de Janeiro, ocupando diferentes funções ao longo dos anos. Participei do Conselho de Administração, da Diretoria, atuei como vice-presidente e, após assumir a presidência nacional, tenho atualmente a honra de estar à frente da presidência regional e da vice-presidência nacional. Essa trajetória reflete meu compromisso com a relação Francarioca e Franco Brasileira, que também se estende à minha atuação como Conselheiro do Comércio Exterior da França e presidente da Sociedade de Gestão do Lycée Molière no Rio de Janeiro, sempre em sintonia com o que chamo de “Team France”.

Ao longo desse percurso, tive a oportunidade de participar de diversas visitas de presidentes da República Francesa ao Brasil, desde Jacques Chirac, Nicolas Sarkozy, François Hollande e Emmanuel Macron. Esses momentos foram marcos importantes para o fortalecimento da parceria entre os dois países.

Nos últimos anos, em conjunto com o Comitê Executivo, buscamos ampliar o protagonismo da Câmara, implementando estratégias para aumentar seu impacto e fortalecer seu funcionamento. Durante minha gestão, também tivemos a honra de homenagear grandes personalidades no Prêmio Personalidade França-Brasil, uma iniciativa que tem um valor especial para mim.

Celebrar os 125 anos da Câmara é reconhecer o impacto de uma instituição que, ao longo de mais de um século, tem sido essencial na aproximação e no crescimento conjunto entre Brasil e França. Essa história foi construída com a dedicação e o trabalho de muitos: os times da Diretoria Executiva, os membros do Comitê Executivo, das Diretorias e do Conselhos de Administração, que investem tempo e esforço na consolidação da Câmara; e, claro, todos os membros, parceiros, amigos e autoridades que fazem parte da vida cotidiana da CCIFB. São essas conexões e esse intercâmbio que tornam a Câmara um espaço único de encontros e oportunidades.

Com orgulho do legado que construímos, olhamos para o futuro com a confiança de que continuaremos a fomentar a cooperação entre nossos países e a fortalecer ainda mais os laços que nos unem.

TODAS AS PUBLICAÇÕES